GEOGRAFIA DA POPULAÇÃO


A estrutura de uma população geralmente é analisada por meio de um gráfico denominado pirâmide etária. Trata-se de um resumo da distribuição da população de um país por faixa de idade e sexo. Analise a pirâmide etária do Brasil - 2010:

 

Fonte:http://www.censo2010.ibge.gov.br/sinopse/webservice/frm_piramide.php?codigo=0, acessado em 19/08/2011.

 

Ao observar a pirâmide etária do Brasil de 2010 é possível afirmar que:


No ano em questão a maior parte da população tinha entre dez e vinte e nove anos. 
Não há população no Brasil com mais de noventa anos de idade.
Pela base, percebe-se significativo aumento das taxas de mortalidade.
3,7 por cento da população tinha entre zero e quatro anos.
Se somadas todas as faixas de idade, há mais homens do que mulheres.

A população varia conforme a taxa de crescimento vegetativo, mas também de acordo com as migrações.  Segundo nossos estudos sobre áreas de concentração e dispersão populacional no planeta, assinale o que estiver CORRETO:


Os Estados Unidos expandiram muito seu território. Atualmente suas maiores concentrações populacionais se encontram na costa do Pacífico.
Na América do Norte há grandes concentrações populacionais. Dentre seus países, o México é o que apresenta maior densidade populacional. 
Dentre as regiões menos povoadas dos países da América do Norte estão Ontário, no Canadá, e o planalto central do México.  
Considerando a população absoluta é correto afirmar que o Canadá é o maior país da América do Norte, pois recebe muitas levas migratórias.
A América do Norte apresenta as maiores concentrações populacionais do planeta, superando todas as regiões da Ásia.  

Segundo seus estudos sobre a distribuição da população no mundo leia com atenção as assertivas a seguir, julgue-as verdadeiras ou falsas e assinale a alternativa correta.

Quanto maior a população, mais mão de obra e mais consumidores. Portanto, os países mais populosos do mundo sempre serão os de maior economia. Cada lugar apresenta diferenças de acordo com sua paisagem natural e composição humana, no que se refere à cultura, política e economia. Apenas os fatores históricos são determinantes para explicar a vigorosa disparidade de povoamento entre as diversas partes dos continentes. Diferentemente das outras espécies, o homem é capaz de transformar o ambiente em seu benefício próprio, ou seja, o homem adapta o ambiente em que vive às suas necessidades. O termo população pode ser definido como um conjunto de indivíduos da mesma espécie, que dividem um mesmo espaço. A opção correta está contida em:

Estão corretas as assertivas III, IV, V.
Estão corretas as assertivas II, III, IV, V.
Estão corretas as assertivas II, IV, V. 
Estão corretas as assertivas I, II, III, IV.
Estão corretas as assertivas I, III, V.

Atualmente existe no mundo mais de 6 bilhões de habitantes, dos quais 60% estão no continente asiático. Se comparado ao meio bilhão existente no século XVII, ou mesmo aos dois bilhões e meio de 1950, verifica-se que o aumento populacional é alarmante. As causas dessa evolução estão, especialmente, nos avanços da medicina, o que permitiu uma redução nas taxas de mortalidade e maior expectativa de vida. Os principais problemas atuais decorrentes do número populacional estão ligados à degradação dos ecossistemas. 

Com base em nossos estudos, seus conhecimentos e no gráfico abaixo sobre crescimento e distribuição da população mundial, analise e as alternativas dispostas a seguir, e assinale a que estiver CORRETA:

Fonte: retirado de:

 http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/archive/4/4d/20050623203156%21Worldpopulationgrowth-billions.jpg, acessado em 03/08/2011.

 

É CORRETO apenas o que se afirma em



Não é fácil prever o crescimento populacional, pois não se sabe das guerras, catástrofes naturais e epidemias do futuro.  Conforme o gráfico, cerca de metade da população atual deve se somar ao número populacional de hoje lá por meados deste século.
O que determina a dinâmica populacional de um país é, sobretudo, a cultura. Devido a isso, não é possível traçar paralelos entre diferentes países ou regiões do globo e suas características populacionais. Conclui-se que o recurso econômico está em segundo plano, em relação à cultura.
Na antiguidade fatores naturais, como as zonas térmicas do globo, determinaram a ocupação dos diferentes lugares da Terra. Este problema foi superado na atualidade, pois a população mundial se encontra igualmente distribuída em todos os lugares da Terra. 
Ainda que o crescimento populacional sofra influência do poder econômico dos países, o que determinou a distribuição populacional pelas diferentes regiões do globo, das mais gélidas às mais quentes, foram fatores naturais, especialmente temperatura e vegetação.
O primeiro bilhão de pessoas no mundo foi alcançado por volta do século XVIII, graças à contribuição de países como a China e Índia, especialmente, onde a reprodução sempre foi vista como de ordem divina e algo a ser incentivado.

Considerando o assunto sobre os contrastes do processo de “desenvolvimento” humano e se tal processo foi estabelecido sobre uma relação de poder, assinale a afirmativa CORRETA:


De acordo com Karl Marx (1977 p. 24-25) os homens estabelecem relações conforme sua vontade e não por necessidades empregatícias. Esta é a razão da desarticulação constante das relações de produção, dificultando sobremaneira a permanência e manutenção das forças produtivas materiais.
O subdesenvolvimento é um componente do fenômeno chamado imperialismo. Após as duas guerras mundiais nações subdesenvolvidas como Índia, Inglaterra, China e Brasil mantiveram-se dependentes da industrialização dos países imperialistas vitoriosos das guerras. 
Na vivência de sociedade globalizada a realidade capitalista se apresenta de forma homogênea, ou seja, sem nuances, diferenças. Portanto, há uma tendência ao aniquilamento das diferenças socioeconômicas entre as diferentes regiões do globo. 
A sociedade moderna se embasa no racionalismo como modo de vida. Assim, tal sociedade se apoia em valores coletivos que dificultam a reprodução do capital e da sociedade do consumo que o imperialismo tenta estabelecer. 
Na sociedade globalizada, há uma recriação constante da dicotomia entre trabalho braçal e trabalho intelectual, orientada pelo consumismo, ao qual o ser humano se desumaniza e a racionalidade cria um processo irracional de progresso e desenvolvimento.

Analise o gráfico abaixo 

Disponível em:Acesso em: 03 ago. 2013.

Considerando o gráfico acima pode-se afirmar em relação ao período analisado que:


A população de 0 a 4 anos aumentou em 2010 considerando o ano de 2005.
A população idosa de 1980 era maior que a população de 0 a 4 anos de 2010.
A população idosa aumentou sua expectativa de vida no decorrer dos anos.
A previsão é de que a população idosa cresça, bem como a taxa de natalidade. 
A população de 0 a 4 anos manteve o seu crescimento constante até 2050.

A origem histórica das cidades deve ser analisada de modo que se compreendam os pressupostos que condicionaram sua formação e desenvolvimento. Considerando a origem histórica das cidades pode-se afirmar que:


A indústria foi a principal e única base para que as cidades surgissem a partir do século XV. No primeiro momento de sua origem, as cidades polarizaram toda a população de todos os territórios.
O período feudal pode ser considerado o momento histórico mais promissor para as cidades. O comércio desenvolvido nesta época promoveu o crescimento e multiplicação de inúmeros núcleos urbanos.
As cidades surgiram aproximadamente 5.000 a.C. e foram resultado do aperfeiçoamento técnico produtivo das populações nômades, que se fixaram em determinados territórios para cultivar a terra. 
Na antiguidade, as cidades  se desenvolviam longe das margens de rios e mares, o desenvolvimento agrícola era fonte exclusiva que as sustentava . 
As cruzadas arruinaram cidades inteiras, dissolvendo o comércio estabelecido durante o período feudal no Mar Mediterrâneo, que ligava o Oriente ao Ocidente.

A aceleração do processo de urbanização brasileira esteve ligada ao processo de modernização agrícola e ao desenvolvimento industrial. Portanto, pode-se afirmar que:


Após a Segunda Guerra Mundial, em que o Brasil recebe investimentos estrangeiros no campo e na indústria. A modernização agrícola dispensou mão-de-obra das lavouras, enquanto a cidade pelo desenvolvimento da indústria atraiu a população do campo.
Apenas na década de 1980 o número de moradores urbanos conseguiu superar a população rural. Porém, as atividades não-agrícolas desenvolvidas neste período promoveram uma retração no êxodo rural em função da geração de empregos no campo.
A urbanização se processou de forma equitativa sobre o território brasileiro. Todas as regiões e estados investiram igualmente na produção agrícola e na indústria a partir da década de 1950. 
A urbanização brasileira foi estabelecida de forma independente. Portanto, em nenhum momento refletiu as mudanças econômicas ditadas pelos países centrais do capitalismo.
Iniciou-se na década de 1920, juntamente com o desenvolvimento do turismo no Brasil. Coincide também com os investimentos industriais em São Paulo financiados pelos Barões do Café.

O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento –PNUD- é responsável por, anualmente, divulgar o Índice de Desenvolvimento Humano –IDH- dos países. Este indicador é extremamente importante para a avaliação da qualidade de vida de uma população, pois analisa indicadores que vão além da renda, medida pelo Produto Interno Bruto –PIB- ou Produto Nacional Bruto –PNB- de um país.

 

Com base em nossos estudos e seus conhecimentos sobre o IDH e o PNUD, leia as alternativas dispostas a seguir e julgue-as como verdadeiras (V) e falsas (F):

 

a. (  ) O PNUD é um órgão da Organização da Organização das Nações Unidas – ONU, que tem a missão de promover o desenvolvimento dos países e eliminar a pobreza do mundo.

b. ( ) O PNUD é o órgão da ONU responsável pela elaboração e disseminação das metas de desenvolvimento do milênio, o que inclui a redução da mortalidade infantil.

c. ( ) A função do PNUD é, exclusivamente, elaborar o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), e divulgá-lo aos 192 países que integram a Organização das Nações Unidas -ONU.

d. (   ) Embora amplie a perspectiva sobre o desenvolvimento humano, o IDH não é uma representação da "felicidade" das pessoas, nem indica "o melhor lugar no mundo para se viver".

e. (  ) O conceito de Desenvolvimento Humano parte do pressuposto de que para medir e avaliar a qualidade de vida de uma população é preciso ir além do viés puramente econômico.

 

A sequência correta está contida em:


F, F, V, F, V.
V, V, F, V, V. 
F, F, F, V, V.
V, F. F, V, V.
V, V, V, F, F

Quando se menciona “civilização ocidental” não se está falando da cultura presente a oeste do Meridiano de Greenwich. Mais do que um sentido geográfico, o termo faz menção à sociedade cujas heranças culturais remontam aos gregos e aos seus herdeiros diretos, os romanos. Estes ficaram famosos por suas práticas culturais, dentre elas do “Panem et circenses ou pão e circo”.  Assim, o fornecimento de comida e diversão ao povo os deixaria mais anestesiados e menos insatisfeitos com a política.

Considerando a Civilização Ocidental analise as afirmativas abaixo julgando-as como verdadeiras ou Falsas.

(   ) A civilização ocidental, se comparada às outras civilizações, se destaca pelo desenvolvimento tecnológico e econômico, superior às demais, desde o nascimento de Jesus Cristo.

(   ) A civilização ocidental se expandiu ao longo dos séculos XV e XVI, devido a expansão marítima de Portugal e Espanha, executada por meio da colonização mercantil de terras alheias.

(   ) Um dos períodos mais difíceis da história da civilização ocidental se deu durante a chamada expansão marítima do Oriente, quando esta civilização subjugou colônias na América.

(   ) A civilização ocidental foi responsável pelo etnocídio dos ameríndios, quando muito conhecimento foi perdido em função da supremacia tecnológica dos ocidentais.

(  ) Além da América a civilização ocidental se expandiu para partes do continente asiático e Oceania. Sua abrangência foi avassaladora, tanto pela supremacia militar, quanto a tecnológica.

A sequência que preenche corretamente as lacunas acima está contida em:


F, F, V, V, V.
F, V, F, V, F.
F, V, V, V, V.
V, V, V, V, F.
F, V, F, V, V.
Páginas: 123456